Por que devo buscar o autoconhecimento?
- 30 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Pense que você vai se mudar de cidade. Você vai até sua casa, separa seus pertences e tudo aquilo que vai te ajudar nesse momento. Ou então, pense que você quer recomeçar tudo do zero, vai só com a roupa do corpo, mas com algum dinheiro para, assim que chegar, poder se reestruturar. Esse tipo de coisa pode acontecer, certo?
Mas e a morte? Quando morremos não levamos nada. Tudo quanto é matéria fica neste planeta, que é o (a) real proprietário de tudo o que é matéria, inclusos dinheiro, seja ele virtual ou não, roupas, casas, enfim, bens em geral.
Se existe algo, independentemente de sua crença ser reencarnacionista ou da unicidade da vida, do outro lado da nossa vida terrena, para lá a nossa única bagagem possível são nossas qualidades da alma. É a nossa moral, são as nossas virtudes.
Esse é um motivo mais transcendente: aperfeiçoar nossa bagagem para o pós vida. Mas existem outros. Muitas vezes nos mantemos extremamente focados em nossas próprias ações e acabamos esquecendo das pessoas ao redor. Com isso, acabamos ferindo, sem querer, aqueles que amamos. O autoconhecimento é um caminho de autopercepção que pode ajudar nossas relações interpessoais e, assim, melhorar nossa dinâmica familiar, com qualquer família que seja (amigos, trabalho, convivência, etc).
Agora os convido a pensar na seguinte situação: nascemos em uma cidade com alguns costumes, dentro de uma família com uma certa cultura e convivemos nossa vida toda com pessoas com certas inclinações. Tudo isso vai construindo nossa forma de pensar e de agir. Tudo isso vai, de alguma forma, ditando nossa vida.
Sempre que vamos tomar decisões, mesmo que pequenas, como por exemplo escolher o sabor de um sorvete, pedimos a opinião das pessoas que formam nosso círculo de contato. Quanto menor o nosso círculo e mais próximo (amigos, trabalho, família, todos da mesma cidade ou do mesmo bairro), maior a chance de opiniões similares ou até homogêneas.
Vamos nos formando com base nesse ambiente e tudo o que sabemos sobre nós passa a ser o que esse ambiente construiu. Claro que nem tudo é perfeito... Muitas vezes sentimos um vazio interno, algo gritando que aquilo não está certo, mas rapidamente eliminamos aquela sensação com bebedeiras, diversão, desabafos com pessoas que assumem o papel daquela cultura específica, e assim voltamos novamente ao mesmo lugar, com mais “resignação” para seguir em frente. Algo lhe soa familiar?
Muitas vezes nossa vida em espaços limitados, sem muitas oportunidades de ampliar o horizonte, não nos permite uma gama muito grande e escolhas, dessa forma acabamos nos limitando ao que conhecemos e seguindo a opinião social, familiar, cultural, do trabalho... Mas e a nossa opinião? Será que temos opinião?
Não gosto de afirmar verdades, mas essa é preciso. Te asseguro que existe um Ser dentro de você que grita por ser reconhecido. O verdadeiro Eu, o real Você, que está adormecido ou tolhido frente a todos esses estímulos e obrigações sociais. Esse Eu tem uma missão, esse Eu tem um propósito. E, sim, precisamos começar a falar sobre propósito.
Quando tirarmos toda essa influência, todo esse estímulo externo, o que sobra do interno? Se não sobrar nada, significa que seu Eu não está em processo de integração (estar integrado é uma árdua tarefa). Essa é a missão do autoconhecimento: se encontrar de verdade no meio de tantos estímulos. Não se engane, não estou condenando os estímulos. Não acredito na vida como ermitão (aquele que se isola). Devemos nos esforçar para fazer o nosso melhor dentro do lugar e da posição em que estamos. Ser o melhor onde estamos e contribuir da melhor maneira. Fugir não é o caminho.
Sendo assim, o autoconhecimento pode auxiliar a encontrar nosso verdadeiro Eu e a nos alinhar com nosso propósito de vida. Não que eu seja cético, mas não acredite em todos esses processos que prometem tirar o seu propósito de vida do meio do nada. Não é assim. Seu propósito é seu, está em você e o autoconhecimento é o que vai te ajudar a encontra-lo.
Então é isso... Existem muitas vantagens do autoconhecimento, mas nesse texto citamos quatro: aperfeiçoar nossa bagagem, melhorar nossas relações, integrar o nosso verdadeiro Eu e encontrar o nosso propósito.
Gostou do texto? Deixa um comentário aí embaixo, vou adorar saber.
Abraços, até semana que vem.
Excelente, meu irmão! E o melhor de tudo é que esse texto é simples/claro/objetivo... com isso a mensagem será absorvida por um maior número de pessoas! Para que comecem essa jornada que é o autoconhecimento, de suma importância!
Autoconhecimento advém de experiências aprendidas no meio que se vive e de sonhos, lidos e sonhados pelo próprio indivíduo. Muito bom texto!