top of page

Por que colecionamos energias ruins?

  • 1 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Gostamos de colecionar, mas infelizmente por muitas vezes escolhemos as coisas erradas e acabamos colecionando frustrações, sentimentos ruins, péssimas sensações, enfim, geramos inúmeros sentimentos negativos dentro de nós e vamos colecionando.

É importante assumir a responsabilidade pela nossa coleção, que na maioria das vezes, para não dizer em todas, nasce dentro de nós. Às vezes nosso colega de trabalho nos trata de uma forma que não gostamos, algum familiar nos trata de uma forma com a qual nos sentimos feridos e tudo isso acaba criando alguns tipos de sensações ruins, acompanhadas de sentimentos piores ainda.

E nós vamos guardando, colecionando... Por diversos motivos. Às vezes por timidez, às vezes por acreditar que conversar não adianta, ou até com base em experiências pregressas em que conversamos e tudo deu errado. O importante é que guardamos e isso vai nos fazendo mal.

Essa “energia parada” vai acabando com parte de nossa sensibilidade, nos tornando pessoas insensíveis, duras e individualistas. Descrentes na humanidade. Mas será que podemos fazer algo?

Um passo importante é cessar a autossabotagem. Muitas vezes tentamos conversar com uma pessoa sobre o como ela nos fere, mas na prática já chegamos armados, dispostos a discutir e tudo acaba indo por água abaixo e a pessoa acaba se desentendendo conosco. É uma das formas com as quais nos autossabotamos.

O instrumento mais indicado para trabalhar essas energias quando estacionam em nós é justamente com a verdade, abrindo à pessoa que aparentemente nos fere o nosso coração e mostrando a realidade de como nos sentimos. Mas tudo isso pode ser feito com respeito, com carinho, de uma maneira muito específica que pode inclusive tocar aquela pessoa. A forma como nos expressamos é fundamental.

Por outro lado, quando agimos mal e temos a sensação de que precisamos pedir desculpas, no entanto acreditamos que a pessoa com quem agimos mal não merece as desculpas, também internalizamos aquela sensação de acho ruim e aquela energia fica sobre nós. Nesse caso é necessário nos desculpar.

Não devemos deixar de fazer algo que grita dentro de nós (o pedido de desculpas) em razão da ação de outra pessoa. Isso vai tirar a autonomia de nossa própria ação. Não podemos deixar de agir da forma como consideramos correta por nosso julgamento do outro. Nossa ação deve ser de fato uma ação, não uma reação ao outro.

Exatamente por isso é preciso pedirmos desculpas por nossos erros e, assim, também dar fluxo para a energia do erro. Da mesma forma como devemos nos abrir com pessoas que nos feriram para dar fluxo ao sentimento de estar ferido. De outro modo, acabaremos por guardar essas más emoções e isso vai nos ferir – e às pessoas ao nosso redor.

Gostou do texto? Dê uma curtida e compartilhe com outras pessoas!

Leia esse livro para aprimorar suas habilidades de convivência: AQUI

留言


bottom of page