top of page

Persistência

  • 24 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

Característica importantíssima, a persistência é o que nos faz seguir em frente e não desistir, manter a continuidade de fluxo de nossas ideias e nossas ações e não ceder a qualquer intempérie.

É claro que é importante saber a hora de parar também, mas há de haver um equilíbrio, para que não desistamos mediante a primeira frustração. Frustrações virão, afinal, esse é um lugar onde predomina o sofrimento e a dor, sendo que cabe a nós mudar nossa própria história, claro que com esforço e, principalmente, persistência.

O problema é quando confundimos persistir com insistir. Para ilustrar a diferença entre essas duas palavras, vamos imaginar que estamos em uma sala desconhecida, presos, aparentemente, entre quatro paredes. Uma das faces dessa parede está, na verdade, sob a ilusão de um papel de parede para tampar a porta.

O insistente vai dentar sair e, caso dê de cara com a parede de verdade, vai bater nela até quebra-la (ou se quebrar), porque o insistente é na verdade é um cabeça dura que segue com uma ideia fixa e imutável.

Por outro lado, o persistente é aquele que possui um objetivo: sair da sala. Para alcançar esse objetivo ele vai tentar em um lugar, tentar em outro, buscar soluções diversas, ou seja, não vai se deixar levar pelo ego ou orgulho de uma só opinião, vai tentar de diversas maneiras até que aquele objetivo possa ser alcançado. Isso é ser persistente, é ser maleável, sem perder o foco.

Por isso que a insistência nos leva aos maiores fracassos, porque muitas vezes nós somos os únicos que estamos acreditando naquela realidade que nunca existiu. Já a persistência tem visão, ela percebe-se e percebe o mundo em prol de um objetivo.

Nesse sentido, a persistência é virtude, a insistência é um vício. A insistência acaba machucando outras pessoas, porque nossos planos tomam forma e precisam ser de qualquer maneira, então atropelam tudo e todos.

Já a persistência é objetiva, mas leve. Isso porque o importante não é o modo de executar algo, mas o algo em si, então existe a maleabilidade de buscar uma solução que não extermine a liberdade de ninguém.

Persistir é lutar, insistir é sofrer, mesmo que sem saber.

1 Comment


Unknown member
Sep 24, 2020

Aprendizado: a persistência é a capacidade de enfrentar a desistência.

Like
bottom of page