top of page

Monstrificamos as pessoas para poder maltratá-las?

  • 26 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

Esse é um assunto delicado, porque denuncia em nós um problema muito grande. Temos uma tendência ou necessidade de direcionar raiva/ódio, que são nossos, para coisas ou pessoas. Acontece que nos sentimos mal ao direcionar isso a pessoas, por isso tendemos a monstrificá-las.


O que é monstrificar? Literalmente significa transformar a pessoa em um monstro. Começamos a denegrir a outra pessoa, para nós mesmos ou para outras pessoas, de forma que se torne justificável maltratá-la ou coisas até mesmo mais graves.


Todos temos angústias, problemas, fracassos, dentre muitas outras emoções negativas que não gostaríamos de externalizar, por isso tendemos a "descontar" essas questões internas em outras pessoas.


Claro que, além disso, existe o julgamento, que impomos sobre as outras pessoas com um enorme peso, desconhecendo o contexto geral em que aquela pessoa vive, e nos precipitando em taxá-la de formas grotescas, justificando, assim, um tratamento desumano.

Como nos julgamos muito bons, pessoas que realmente se preocupam com os outros, não aceitaríamos cometer nenhum tipo de atitude ruim contra uma pessoa "de bem", por isso iniciamos um processo de depreciação do outro para justificar nossos ataques. Esse processo de depreciação eu chamo de monstrificação.


É importante nos atentarmos a isso, porque o fato é que, mesmo que nós caracterizemos o outro como monstros, isso não os torna de fato um. Nós não somos donos da verdade e o nosso julgamento nunca vai ser unânime sobre a natureza real de alguém. Devemos compreender que uma vida, uma pessoa, é muito mais complexa do que o nosso julgamento sobre, muitas vezes, um simples fato realizado por ela.


Tudo isso não passam de artifícios utilizados por nós, muitas vezes inconscientemente, para continuar omitindo nossa podridão sob um véu santificado de estar "lutando contra monstros". Precisamos parar com isso e entender que nesses momentos a "sujeira" sai de nós, por isso nós somos os monstros. Ter consciência disso e iniciar essa percepção é um passo importante para começar a mudança.


Gostou do texto? Dê uma curtida e compartilhe com outras pessoas!


Comentarios


bottom of page